O que fazer em Taubaté?

Para quem busca um destino lúdico e fora do usual, Taubaté é a melhor opção. Encontrar o que fazer em Taubaté não é difícil, já que a cidade dispõe de muitos passatempos para pessoas de todas as idades.

Além disso, a cidade é conhecida por ser a base de grandes empresas e por conta de um patrimônio cultural extremamente vasto. Isso porque a cidade abriga mais de 10 museus, além de seus residentes como Monteiro Lobato, Amácio Mazzaropi, Yara Salles, Tony Campelo e Cid Moreira.

Veja também:

Museu Monteiro Lobato

Primeiramente, um dos principais e mais notórios museus da cidade para visitar, é o Museu Monteiro Lobato. O museu está localizado na chácara do próprio avô do escritor. Somente no local, há mais de 20 mil metros quadrados de pura natureza.

Ademais, foi exatamente nessa chácara que os personagens como Visconde, Narizinho e Emília começaram a surgir. No museu, também é possível ver todo o mobiliário original, quadros e bibliotecas. Para os mais fanáticos, os exemplares originais podem ser um tesouro quando vistos de perto.

Além disso, no período da tarde costuram ocorrer peças de teatro para todas as crianças que estiverem presentes no local. O importante é conferir quais as programações do museu para evitar chegar de surpresa.

Museu Amácio Mazzaropi

Conquanto existam outros museus, mais um deles que faz muito sucesso para quem visita a cidade, é o Museu Amácio Mazzaropi. Personagem muito conhecido da década de 50 até 70, o personagem esteve presente em mais de 30 filmes que narram de forma engraçada a sua vida pessoal.

Aliás, o ator que também atuava como cineasta, morou durante muitos anos em Taubaté. Inclusive, no local é possível conhecer muito mais sobre as filmagens, ideias, gravações e curiosidades de todas as obras já feitas por ele.

Então, somente nesse local, estima-se que haja mais de 20 mil itens, entre roupas, objetos, cenários, câmeras, equipamentos utilizados na época, entre outros. O museu leva os visitantes a um passado muito distante e traz um enorme conhecimento sobre como funcionava o cinema nacional.

Semana Mazzaropi e Monteiro Lobato

Certamente um dos eventos mais famosos da cidade, a semana em homenagem a esses personagens, acontece sempre na segunda quinzena de todo mês de Abril. É enorme a quantidade de turistas que viajam para Taubaté somente para presenciar essa homenagem tão especial.

Além disso, na semana de homenagem, é possível presenciar peças de teatro, filmes, saraus, exposições, entre diversas outras atrações. As apresentações sempre acontecem em pontos turísticos da cidade, o que colabora mais ainda para saber quais lugares visitar e o que fazer em Taubaté.

Mercado Municipal como opção de o que fazer em Taubaté

Primeiramente, para quem deseja comprar itens gastronômicos de forma acessível e com alta qualidade agregada, o Mercado Municipal existe desde 1889 e, de lá pra cá, cresceu cada vez mais. No mercado, é possível encontrar:

  • Flores
  • Frutas
  • Verduras
  • Doces caseiros
  • Artesanatos

Além disso, muitos outros produtos fazem parte da imensa gama que o Mercado Municipal disponibiliza para todos os clientes que passam por ali. Inclusive, nos finais de semana ocorre a Feira da Barganha. A feira é sediada muito próxima ao mercado municipal, teve início no período colonial e perdura até hoje em funcionamento.

Principais Cachoeiras de Taubaté

Se a temperatura estiver muito alta, é altamente indicado visitar as cachoeiras de Taubaté. São elas:

  • Cachoeira Caipira
  • Cachoeira da Pedra Grande

Contudo, a Cachoeira Caipira está localizada na Estrada do Macuco. Diferente do que muitas pessoas pensam, ela é muito fácil de ser acessada. Mesmo que se localize em um trecho onde não há asfalto, chegar até ela é tranquilo e descomplicado, somente é necessário dirigir com cautela.

Inegavelmente, a queda d’água que ela promove é muito alta, porém não tem muita piscina e nem infraestrutura. É literalmente um local para se refrescar e tomar um banho rápido para tirar o suor e calor do corpo.

Já a Cachoeira da Pedra Grande pode ser encontrada, justamente, no bairro da Pedra Grande. A queda da cachoeira beira os 45 metros e integra todo o rio Una. Não muito longe do centro da cidade, demora-se somente uns 50 minutos para chegar até ela.

Outrossim, no local é preciso ter cuidado com pontos escorregadios e a falta de sinalização A trilha, inclusive, possui dificuldade moderada. Essa cachoeira faz parte do roteiro das Sete Cachoeiras, que inclusive são as cachoeiras:

  • Das Andorinhas
  • Do Arco-íris
  • Cachoeira da Bromélia
  • Dos Macacos
  • Da Pedra Grande
  • Cachoeira Luminosa
  • Encantada

Casa do Figureiro

Localizada na Imaculada, esse espaço é especializado para quem tem uma relação estreita com a arte. Isso porque a casa é um ateliê de cursos voltados para adultos e adolescentes. Inclusive, foi justamente desse local que saíram os mais famosos escultores presentes em Taubaté.

Pois nesse local existe a venda de obras de arte de mais de 30 artistas.

Catedral São Francisco das Chagas

Certamente, toda cidade tem uma catedral, logo, com Taubaté não seria diferente. A catedral foi construída somente em 1645. Mesmo tendo passado por mudanças significativas na sua aparência em 1940, a igreja ainda possui algumas características originais.

Enfim, de qualquer forma, é um lindo ponto turístico para as pessoas que possuem interesse em algo mais religioso. Importante frisar que, mesmo reformada, essa igreja mantém muito o aspecto de prédio antigo, provavelmente por conta da arquitetura que ainda está presente no mesmo.

Centro Cultural de Taubaté

Conforme opinião de vários visitantes, um dos lugares mais indicados e requisitados para conhecer a história da cultura local, é sem dúvidas o Centro Cultural de Taubaté. No local, é possível aprender fatos e curiosidades importantes da cidade.

Inclusive, é possível encontrar no lugar:

  • Exposições
  • Sessão de filmes
  • Espetáculos

Além disso, muitos outros projetos podem ser vistos no local. A intenção é, além de mostrar a história da cidade, também engajar a população e visitantes à aprender mais sobre a cidade e dar o devido valor que ela merece.

Enfim, justamente por isso, Taubaté é, sem dúvidas, uma das melhores cidades para passear e conhecer novas pessoas. Com tanta receptividade, decidir o que fazer em Taubaté pode ser muito mais estimulante e alegre.

Deixe seu comentário!